Sinergia – o caráter e a dualidade das escolhas autônomas, ou das simpatias


foto:Alexandre Sequeira - Nando Lima em MORGUE insano and COOL no REATOR
Observar sempre foi um dos maiores ensinamentos para o ator. A tela do notebook nesse trabalho tem sido um posto freqüentável, um canal onde a matéria virtual, essência dessa odisséia, viaja, circula por entre e dentro dos sentidos. Há na comunicação dos chats um tempo preciso entre ler as frases que surgem na janela do bate-papo e a digitação das respostas. Esse intermezzo é fundamental no envolvimento entre pessoas online; as pausas, a sucessão de sinais gráficos e de letras que constroem por aliteração sentidos novos como na poesia.
O “texto escrito” que sempre esteve a serviço do teatro ocidental, na condução das idéias, nas ações dos atores, alimentando as funções técnicas ao determinar ambiências, ajudando encenadores, é bastante diferente de um texto quando apreendido, copiado de uma janela de chat do Messenger, ou do Second Life, e mesmo de um telefone celular, este, adquire, pela configuração com o que os caracteres, letras, números e símbolos se destacam, assim como pela maneira em que estão seqüenciados, significados distintos e pouco convencionais, geralmente mais próximos da língua falada, por vezes, valorizando o aspecto visual ao construir máscaras com os emoticons.
Precisamente estamos falando de atitudes mundanas, essas que são coerentes com o tempo em que vivemos. Ora, se a performance está ligada ao nosso caráter, e se por vezes nos mundos virtuais assumimos atitudes que parecem tão distintas de nosso caráter por estarmos cobertos com uma capa de pixels, passamos então a ter um terceiro “eu” ao qual chamamos de Avatar³  e não mais de personagem, pois o destituímos da criação artificial – da artificialidade – embora essa imagem na tela de computador pareça ainda mais distante e fria que qualquer personagem construído por um ator no teatro. Inversamente, quando nos “logamos” em um “mundo virtual” usando um “AV” geralmente construímos esse Avatar com muito de nossas aspirações mais intocáveis e individuais, quer seja na aparência do corpo - que construímos usando roupas e acessórios que provavelmente não  usaríamos na “RL”(Real Life) - quer seja nas atitudes que tomamos ao interagir com um outro Avatar dentro desses mundos onde estamos travestidos em pixels.
Transir  é um dos verbos de M.I.C.
Verbo transitivo direto.
1.Penetrar, repassar.
Verbo intransitivo.
2.Estar ou ficar hirto de frio, dor, medo, etc.
3 –             Avatar -  são representações gráficas tridimensionais dos usuários. Além de representá-lo, o avatar também é o meio pelo qual o usuário pode estabelecer relações interativas com todo o mundo virtual, sentindo-se mais presente dentro desse ambiente. Os avatares podem apresentar qualquer corpo tridimensional animado dependendo do que se propõe o ambiente virtual em questão.

Comentários

Postagens mais visitadas