A Máquina Fantástica


Agora começo a tentar entender os conceitos de:
RV = Realidade Virtual é uma interface avançada para aplicações computacionais, onde o usuário pode navegar e interagir, em tempo real, em um ambiente tridimensional gerado por computador, usando dispositivos multisensoriais. [KIRNER, C. et al. (1995); PINHO, M.S.; KIRNER, C. (1997); KIRNER, C.; PINHO, M.S. (1997)].


RM = Realidade Misturada é a sobreposição de objetos virtuais gerados por computador com o ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real,com o apoio de algum dispositivo tecnológico. A Realidade Misturada apresenta duas modalidades: Realidade Aumentada e Virtualidade Aumentada. [KIRNER, C. ; TORI, R. (2004)].


RA = Realidade Aumentada é a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais. [traduzido de KIRNER, C.; KIRNER, T.G. (2007)].


VA = Virtualidade Aumentada é a inserção de representações de elementos reais no mundo virtual, usando a interface que permite ao usuário interagir com o ambiente virtual. [traduzido de KIRNER, C.; KIRNER, T.G. (2007)].


Logo colocarei aqui links para varios sites que tratam do assunto, estou somente começando a vislumbrar esse universo... e fui buscar na memoria no longínquo 1983, minha edição rabiscada e cheia de dúvida de Lá Invención de Morel de Adolfo Bioy Casares, e de novo na WEB colhi esse trecho de Ivone C Benedetti no blog: Universo Fantástico http://universofantastico.wordpress.com/2009/08/


“...Num espaço em que convivem dois planos (um projetado e outro dado como real pelo senso comum), num espaço dividido, o narrador não sabe em qual dos dois vive, ou melhor, na maior parte do tempo acha que vive nos dois; melhor ainda: acha que só há um. O que entra pelos sentidos do narrador-personagem é estranho e apresentado ao leitor sem nenhuma decodificação. Portanto, este fica à mercê das informações colhidas por aquele, participa de seu esforço para interpretar uma realidade hermética...” (se eu trocar a palavra “leitor” por “espectador” ou “testemunha” da performance acho que começa a ficar claro)


Lembrar que esse livro foi lançado em 1940 e por obra e graça do destino caiu na minha mão quando eu tinha somente 16 anos, e agora esta aqui 26 anos depois , posto que tenho 46 anos, ao lado do meu notbook ajudando a compor essa tarefa “...tempo tempo tempo tempo...por seres tão inventivo e pareceres continuo...” Caetano.

Comentários

Postagens mais visitadas